quarta-feira, 4 de julho de 2012

Viver

E quem disse que não há acerto nos erros? Viver é exatamente isso, se superar a cada momento, e nas superações também errar, não que seja bom errar, ou mesmo que seja querido tal acontecimento, mas é necessário para a nossa evolução como seres humanos livres, promove-los não é a chave, mas tão somente aprender com eles.


E se você erra o que faz com o erro cometido? Consegue transformá-lo em aprendizado? Ou se culpa por ter errado? Enfim, a culpa é um sentimento de fato existente e necessário no nosso viver, mas não podemos nos prender a uma só emoção. As emoções estão em nós para serem sentidas e não entendidas ou superadas, simplesmente sinta a emoção, seja ela boa ou não; o que fazer com elas é o ponto.
A dor causada, o ódio repulsivo, o amor desenxabido, a amizade poderosa, a felicidade precipitante a tristeza, tudo isso é normal, sucumbir às mesmas também, mas é preciso se erguer de cada uma para que outra emoção venha e seja sentida com toda a sua força e vigor; mas se limpar da sensação ultrapassada é fundamental para sentir a próxima com perfeição.

E é sentido tudo que se amadurece e cresce afinal descobrir o que fazer com cada emoção é o que nos torna mais sábios. Dizem que devemos controlar nossas emoções para não desencadear problemas; não é bem assim, não temos como impedir de sentir isso ou aquilo, mas o que fazemos com o que sentimos (se sucumbimos ou não aos desejos) é a resposta. Portanto sinta e re-sinta se for preciso, mas nunca em tempo algum deixe de sentir.

Nenhum comentário: